Pular para o conteúdo principal

Audiência Pública procura sanar dúvidas de famílias atingidas por tragédias em Petrópolis

Foi realizada no dia 15 deste mês, no Salão Nobre da UCP, a segunda Audiência Pública promovida pela Associação dos Moradores do Aluguel Social, com a intenção de esclarecer as dúvidas das famílias atingidas pelas tantas tragédias de Petrópolis, e que ainda hoje aguardam suas novas residências. Dentre elas, 752 (setecentos e cinquenta e duas) recebem o aluguel social do governo do Estado, e 400 (quatrocentas) recebem o benefício da Prefeitura, enquanto muitas outras continuam sem assistência e tendo que arcar com o custo do aluguel depois de perderem suas casas próprias.
A Audiência Pública contou com representantes de mais de 140 famílias.

A Audiência foi precedida por outra reunião, também promovida pela Associação, e que aconteceu dia 1 de março na Casa dos Conselhos. Nessa reunião, com a participação interessada de mais de quarenta famílias, foram elaboradas as questões para serem encaminhadas aos integrantes da mesa na Audiência Pública do dia 15. Foram elencadas 16 (dezesseis) perguntas que traduzem a maioria das dúvidas das famílias atingidas:
  1. Quando será a entrega das unidades residenciais do Vicenzo Rivetti e quais famílias serão beneficiadas?
  2. Qual será, e como será dividido, o custo das novas unidades para as famílias? Condomínio, gás, energia... Vamos pagar algum valor pelas unidades residenciais? Quanto será e quais as condições de pagamento?
  3. As unidades do Vicenzo Rivetti vão atender as famílias do aluguel social do Estado e da Prefeitura? Como será essa divisão?
  4. O condomínio do Vicenzo Rivetti vai contar com infraestrutura de creche, escola, área de lazer, escola e aumento da linha de ônibus?
  5. A administração do condomínio será feita por quem? Pela empresa ou os moradores vão eleger um síndico? Qual será o valor do condomínio?
  6. Quem tem e quem não tem direito às novas unidades do Vicenzo Rivetti?
  7. Como será feito o sorteio das novas unidades? Qual o critério? Vai haver transparência no sorteio, como podemos acompanhar?
  8. Quem está com o nome no Serasa ou devendo no cartão de crédito está impedido de participar do sorteio?
  9. Onde está sendo aplicado o Fundo de Pobreza destinado aos moradores do aluguel social?
  10. Como está o andamento dos projetos para os terrenos cedidos pelo Estado para a Prefeitura? Onde são os terrenos?
  11. Pode ser tomada alguma providência jurídica para que o aluguel social do Estado não atrase? Ou sempre teremos que esperar pra ver se o Estado paga pra depois fazer o arresto?
  12. Quem receber as unidades residenciais para de receber o aluguel social? Quem não for beneficiado continua recebendo? E quem ainda não recebe, vai receber? Onde fazemos o cadastro?
  13. Quem está com a casa interditada e não recebe o aluguel social, como pode receber?
  14. As casas foram interditadas pela Defesa Civil, órgão da Prefeitura. Por que a PMP não garante a segurança de nossas casas, que são invadidas e roubadas?
  15. Quando está previsto sair indenização do “Morar Seguro”?
  16. A Associação dos Moradores do Aluguel Social poderá revisar as casas antes da entrega para fiscalizar e ver se estão apropriadas e seguras para moradia?

Na Casa dos Conselhos, mais de quarenta famílias se fizeram representar.

Para esclarecer as dúvidas das famílias, a Associação presidida por Marcos Borges Sagati convidou representantes de órgãos das administrações estadual e municipal, além da Caixa Econômica Federal. A caixa é a responsável pelo projeto e obra do conjunto habitacional em construção no bairro Vicenzo Rivetti, e que vai receber 760 (setecentos e sessenta) famílias, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.

A mesa foi composta pela secretária de Assistência Social, sra. Denise Quintella, acompanhada pela assessora jurídica da SAS (Secretaria de Assistência Social), sra. Lívia Morais de Marca e pela psicóloga da secretaria, sra. Paula Correa Guimarães Melo; pelo sr. Antônio Neves, Diretor de Habitação da Secretaria Municipal de Obras; pela Dra. Sheila Guimarães Frederico, representando a Seção Petrópolis da OAB; pelo sr. Petrônio Garcia, da Gerência da Caixa Econômica em Petrópolis; pelo sr. Luzinei Matheus, superintendente de Políticas Emergenciais do Governo do Estado; e pelo presidente da Associação dos Moradores do Aluguel Social, Marcos Borges Sagati. Também o CDDH - Centro de Defesa dos Direitos Humanos enviou representantes à Audiência, e a Defensora Pública sra. Maria Júlia teve justificada sua ausência por conta de outro compromisso anteriormente agendado.
A composição da mesa, da esquerda para a direita: sr. Petrônio Garcia, sra. Lívia Morais, sra. Denise Quintella, Marcos Borges Sagati, sra. Sheila Guimarães, sr. Luzinei Matheus, e sr. Antônio Neves.

Com a lista de perguntas entregue previamente aos órgãos convidados, seus representantes esclareceram as dúvidas apresentadas nas duas horas de duração do evento, que foi mediado pelo jornalista Paulo DeCarvalho. Em sua intervenção final, Sagati acrescentou a pergunta trazida pelo CDDH, sobre as providências da Prefeitura e do Estado para que esse tipo de tragédia não mais aconteça em nossa Cidade.
A Audiência Pública foi gravada em vídeo que será disponibilizado em breve para que todas as famílias e a população de nossa Cidade tenha conhecimento das providências em curso para a solução desse grave problema que, a cada mês, causa estresse e incertezas nas vidas de cerca de três mil petropolitanos que perderam suas casas nos desabamentos e enchentes que assolam Petrópolis desde muito tempo.
(FOTOS: Pauo DeCarvalho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A guerra é só contra a Síria?

De nosso correspondente na Pedra da Urca, mais uma análise internacional focada na questão da guerra contra a Síria. Vamos ao texto do camarada Ciro Moroni Barroso. Incrível: os guardas revolucionários do Iran [Rev Guards] estão perto de uma confrontação com o exército de Israel [IDF] na fronteira com a Síria... segundo o site de inteligência ultra-sionista Debka !! O Debka é um site de propaganda que se apresenta como de inteligência militar objetiva e sincera, às vezes mentindo bem, às vezes dando uma notícia verdadeira sobre fatos secretos à frente das outras fontes... sempre para dar a entender "vejam como o Iran e a Síria estão se armando contra Israel" e "o governo de Israel não responde à altura", como se eles fossem observadores afastados de Israel e seu governo: Israeli government and security chiefs’ strange silence and passive acquiescence to Tehran’s steady buildup of its military assets in Syria during the past two years. F-15s isr

A grande farsa de um estado policial contra uma população indefesa

Segue aqui importante artigo publicado no The Intercept sobre a farsa montada para criar manchete na imprensa corporativa, em mais um desmando do estado policial contra a população das periferias da cidade do Rio de Janeiro. Os cento e trinta e nove A polícia chegou na festa na madrugada de 7 de abril. Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, de onde as milícias partiram, em meados dos anos 1990, pra dominar a cidade. Abuso policial instaura o medo nas periferias do Rio. Mataram quatro pessoas ainda do lado de fora. Ao entrar, mandaram todas as mulheres embora, ordenaram que os homens deitassem no chão, de bruços e sem camisa. Poucas horas depois, imagens de ônibus cheios de jovens tranquilos e sem algemas já estavam nos jornais matinais de TV. Sem qualquer questionamento. À noite, foi destaque no Jornal Nacional: “Bandidos que fazem parte da principal milícia do Rio aproveitavam a noite em um sítio, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.” 159 presos. 148 réus primários.

Vacinando o mundo

COMO BOLSONARO ESTÁ ARRUINANDO OS PLANOS DE STEVE BANNON por Liana Cirne Lins (18/09/2019) Por caminhos tortuosos, Bolsonaro se transformou em garoto propaganda às avessas. Sim, Bolsonaro vai salvar o mundo. Mas naturalmente não pelo que ele tem de bom, se é que tem, mas pelo que tem de péssimo, bufão e ignominioso.  Bolsonaro é a caricatura, exagerada, patética e monstruosa, dos políticos caricatos da extrema-direita do mundo todo. Mas antes de tudo, Bolsonaro é um produto de Steve Bannon. Ele não é um fato isolado na geopolítica, mas uma peça num mosaico que vinha sendo cuidadosamente construído, através da metodologia que levou décadas para ser desenvolvida, tendo como laboratório eleições em países pobres, e que culminou com a aprovação do Brexit com a campanha "Leave.EU", a eleição de Trump, a campanha "Do So!" em Trinidad & Tobago e, enfim, a eleição de Bolsonaro.  Em síntese apertada, a metodologia consiste no armazenamento de dados pess